Confira o que rolou no 'Festival For Rainbow 2020'

Bandeira LGBTQ+Foto/Reprodução.
Bandeira LGBTQIAP+ (Foto/Reprodução)

Na última sexta-feira (18), chegou ao fim a 14ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Criado no Ceará, o festival é um dos principais com a temática LGBTI+ no Brasil, e é realizado desde o ano de 2006.

Por conta da pandemia do coronavírus, a edição deste ano foi inteiramente virtual e o For Rainbow aumentou seu espaço dedicado às produções brasileiras. Neste ano, 66% dos longas e 72% dos curta-metragens que participaram do Festival eram produções nacionais.

A idealizadora do evento, a jornalista e cineasta Verônica Guedes, revelou que ao ampliar o espaço para produções nacionais, os longas e curtas acabam ganhando ainda mais visibilidade, em contexto de retrocessos institucionais e financeiros que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) anda enfrentando com o atual governo. “Estes últimos anos nós estamos assistindo, estarrecidos, a um desmonte da Ancine, ao mesmo tempo em que o cinema brasileiro ganha muito destaque e prêmios no exterior. Nós do For Rainbow entendemos que é necessário dar toda visibilidade possível ao nosso cinema e estamos fazendo isso dando mais espaço às produções nacionais dentro do festival”, pontua.

FOR RAINBOW 2020 – NÚMEROS:

1.479 filmes inscritos para a edição 2020;

89 países enviaram filmes;

09 longa-metragens de 5 países selecionados;

32 curta-metragens de 10 países selecionados;

14 prêmios oferecidos;

07 dias de programação inteiramente gratuita.

CINEMA BRASILEIRO – NÚMEROS:

O audiovisual brasileiro movimentou em 2018, último dado disponibilizado pela Ancine, cerca de 26 bilhões e 700 milhões de reais. Em 2019 eram 1.922 agentes econômicos registrados em forma de pessoa jurídica no Brasil, que faturaram juntos mais de 328 milhões de reais – uma redução com relação ao faturamento registrado em 2016: R$ 362.780.504,93.