Conselheira tutelar é investigada no DF por homofobia contra adolescente vítima de abuso
O Ministério Público e a Polícia Civil do Distrito Federal entraram com uma investigação de condutas violentas no atendimento de uma conselheira tutelar a uma adolescente na capital em setembro de 2024.
A mulher, identificada como Cláudia Damiana da Silva Teixeira, é acusada de violência institucional após comentários discriminatórios, coação psicológica, revitimização e exibição de conteúdo sensível para a jovem.
Na denúncia, a vítima alegou que foi atendida por Cláudia Damiana na UPA do Sol Nascente, e durante a conversa, relatou ter sido alvo de violência psicológica e violência sexual cometidas pelo próprio pai.
Em resposta, a conselheira tutelar disse uma série de ofensas e repreendeu a adolescente, com frases que apontavam que ser lésbica "é coisa do demônio", além de que "o que você está me dizendo é pecado". Além disto, ao fim do atendimento, a conselheira tutelar teria mostrado à jovem uma foto com um conteúdo sobre automutilação.
Após a visita de Cláudia Damiana, a adolescente de 17 anos tentou tirar a própria vida, felizmente, sem sucesso. Uma medida protetiva de urgência foi aplicada contra a conselheira sob pena de prisão em caso de descumprimento. Além da Polícia Civil (PCDF) e do Ministério Público (MPDFT), a Comissão de Ética e Disciplina dos Conselheiros Tutelares (Cedicon) abriu um processo administrativo.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.