Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
História

Bissexual, Brenda Howard é conhecida popularmente como a “Mãe do Orgulho”

Brenda chegou a ser presa diversas vezes, em diferentes estados norte-americanos

Publicado em 27/04/2022

Brenda Howard, nascida no Bronx, cidade de Nova Iorque, descobriu o ativismo no movimento dos anos 1960 na época da Guerra do Vietnã, iniciada em 1959 e estendida até 1975, que foi um conflito entre os dois governos estabelecidos que lutavam pela unificação do país sob sua liderança – Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul.

O período era de transformação e ativismo incendiário.

Inicialmente, Brenda conheceu o movimento feminista nos EUA.  Entre as décadas de 1960 e 1970, o feminismo havia se consolidado enquanto movimento político integrado a muitas outras bandeiras de lutas civis e minoritárias. Posteriormente, Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1988, engendra ideais do estado mínimo.

A importância das “Revoltas de Stonewall” é realmente enorme. E Brenda era próxima de frequentadores do local.

Brenda, bissexual, logo incluiu os direitos dos homossexuais também em seu ativismo atuante. Howard é conhecida como a “Mãe do Orgulho” justamente por coordenar um comício seguido pela Christopher Street Liberation Day March para comemorar o 1º aniversário do Stonewall Riot.

Ela teria originado a ideia de uma série de eventos de uma semana em torno do Dia do Orgulho LGBT, que se tornou a gênese das celebrações anuais do Orgulho LGBT agora realizadas em todo o mundo.

Com Craig Schoonmaker, homem gay, e Donny The Punk, também ativista bissexual, ajudou a popularizar a palavra Orgulho, que remete à luta, para descrever essas festividades.

Brenda ajudou a orientar a lei de direitos LGBT da cidade de Nova York através do Conselho da Cidade em 1986. Em 1987, Howard ajudou a fundar a New York Area Bisexual Network, que contempla a comunidade bissexual, que crescia cada vez mais no país.

Ela lutou para que os bissexuais fossem aglutinados na Marcha de Washington em 1993

Brenda morreu em 28 de junho de 2005, vítima de um câncer no intestino.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade