Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
cultura

Carnaval: 4 figuras LGBT emblemáticas

No país, as festanças começaram no período colonial

Publicado em 16/02/2023

O Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil. No país, as festanças começaram no período colonial. As primeiras celebrações que ocorreram nessa época foi o entrudo, brincadeira de origem portuguesa praticada pelos escravos, conforme informações da reportagem do portal Exame.

Após esse período, já por volta da década de 1920, surgiram as escolas de samba nos morros cariocas e paulistas. Nesse sentido, não é possível desassociar LGBT do Carnaval. Assim, confira algumas figuras emblemáticas desta época.

Ismael Silva

A primeira escola de samba foi criada por Ismael Silva (1905 – 1978), um jovem negro, pobre e homossexual (segundo os relatos de biógrafos e pesquisadores), nascido na praia de Jurujuba, em Niterói (RJ). Essa escola foi a “Deixa Falar”.

Leci Brandão

Uma das maiores intérpretes do samba brasileiro, Leci Brandão foi uma das primeiras cantoras famosas no Brasil a dizer que era uma mulher lésbica.

Daniela Mercury

Conhecida como a Rainha do Axé, é formada em Dança e não é possível falar em Carnaval sem a presença dela. Lésbica assumida, sempre leva representatividade aos palcos.

Eloína dos Leopardos

Trans, ela foi a primeira a desfilar como rainha de bateria do Carnaval carioca. O ano era 1976, quando ela foi escolhida pela Beija-Flor de Nilópolis para ser destaque da folia.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade