Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Cultura

Cia de Teatro da UFBA estreia dia 26 de outubro “Eduardo II”

A dramaturgia desta obra é um texto inédito de João Sanches - também docente da Escola de Teatro da UFBA, inspirado na obra de Christopher Marlowe

Publicado em 21/10/2023

Território e Corpo. A margem, para além dela, dissidências. As garras de um tigre negro queer para manter-se rei. Esse é o ponto de partida da nova montagem da Cia de Teatro da UFBA, “Eduardo II”, com temporada de estreia de 26 de outubro a 12 de novembro, no Teatro Martim Gonçalves, de quinta a domingo, às 19h, com entrada totalmente gratuita.

A obra revisita fatos históricos para abordar uma série de questões contemporâneas como polarização política, autoritarismo, manipulação da opinião pública, LGBTfobia, misoginia, discriminação de classe e de raça.

A dramaturgia desta obra é um texto inédito de João Sanches – também docente da Escola de Teatro da UFBA, inspirado na obra de Christopher Marlowe, na adaptação de Bertolt Brecht e em fatos reais ocorridos na Inglaterra do século XIV e no Brasil atual. A encenação é assinada pelo multiartista Thiago Romero, em parceria com o dramaturgo e diretor João Sanches – artistas premiados que se juntam pela primeira vez, num projeto com mais de 25 pessoas, de maioria negra e LGBT+, sendo 17 atuantes em cena.

O elenco conta com Diogo Teixeira, Manu Moraes e Hamilton Lima; com os professores da Escola de Teatro Cláudio Cajaíba e Mateus Schimith; com as artistas-mestrandas Fernanda Silva, Diego Alcântara e Saulo Ilogoni; além das estudantes da graduação Cícero Locija, Leandro França, Kalu Santana, Maria Pereira, João Victor Sobral, Adrían Araújo, Ubatã, Gabriel Fayndé e Lucas Arruda. A ficha técnica traz ainda os nomes de Luciano Bahia, na trilha sonora; Daniela Botero, na direção de movimento; e Bergson Nunes, na coordenação de produção.

Encruzilhada Cênica

Num palco revelado, cheio de praticáveis e de muitas plantas (espadas de São Jorge), um coro de trabalhadores conta a sua própria história para o público, atuando na narração dos acontecimentos e na interpretação de diversos personagens; na manipulação de objetos, cenários e figurinos; e também na operação ao vivo de luz e som do espetáculo. Juntos, esses operários da Arte, em toda sua diversidade e polifonia, performam uma nova versão dessa fábula, apontando para um futuro possível.

O trabalho cruza as pesquisas dos dois diretores, ambas relacionadas à cena contemporânea: Thiago Romero, doutorando do PPGAC-UFBA, estuda estratégias de Afrofabulação, em busca de um “Teatro da Bixa Preta” (título de sua dissertação de mestrado); enquanto João Sanches, que realiza atualmente pós-doutorado no PPGCOM da UFRB, estuda as relações entre Dramaturgia e Performance – tema que também abrange o recorte de Thiago.

A encenação de Sanches e Romero – embora bem diferentes entre si e muito em comum – flerta com a cultura pop, a estética queer e camp, o viés crítico-reflexivo, a exploração da visualidade, isso tudo articulado com o gosto pelo poder das palavras e o amor ao texto. “Embora seja nossa primeira encenação compartilhada, parece que já trabalhamos há anos, pois nos revezamos em tudo, com um espírito de total cooperação e admiração mútua – tem sido um presente pra mim esse processo: alegre, leve, criativo e afetuoso”, declara João Sanches.

Remake
Quinquagésima oitava obra da Cia de Teatro da UFBA, a montagem é o primeiro “remake” da Cia. Em 1986, o diretor e ator Harildo Déda – um dos principais nomes do teatro baiano falecido em setembro 2023 – encenou “A Vida de Eduardo II da Inglaterra”, com imponentes cenários e figurinos de Ewald Hackler, premiados na época pelo Troféu Martim Gonçalves. O texto da primeira versão foi uma tradução da adaptação de Brecht, cuja revisão final foi assinada por Cleise Mendes em parceria com Harildo e Hackler.

Serviço
O quê – Eduardo II” – direção João Sanches e Thiago Romero, Cia de Teatro da UFBA
Quando – 26 de outubro a 12 de novembro – de quinta a domingo, 19h
Onde – Teatro Martim Gonçalves (Canela)
Entrada – Gratuita, ingressos disponíveis na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/eduardo-ii__2192000)

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade