Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
REPRESENTATIVIDADE

Cineasta trans brasileiro é selecionado na Berlinale

Cássio Kelm é o primeiro brasileiro trans a ser selecionado para o Berlinale Talents

Publicado em 06/02/2024

O Festival de Berlim, um dos principais festivais de cinema do mundo, acontece em fevereiro e uma importante parte dele é o Berlinale Talents, um programa de formação e network para cineastas emergentes do mundo todo. Neste ano, pela primeira vez, haverá uma representação trans brasileira no evento. Cássio Kelm é um dos 202 cineastas selecionados entre milhares de inscrições do mundo todo. Onze brasileiros foram selecionados e entre os diretores estão, além de Cássio, Alice Riff, Emanuel Lavor, Pedro Giongo e Matheus Farias.

Veja também:

    Cássio tem doze anos de carreira, prêmios internacionais e passagem por mais de oitenta festivais. Dirigiu e escreveu quinze curtas e o longa-metragem documentário Mães do Derick. Em 2024, será pioneiro também em outro marco: junto a Luz Barbosa, os dois serão os primeiros transmasculinos a dirigir uma série comercial para a televisão no Brasil. Ambos co-dirigiram a segunda temporada de Born to Fashion – reality show de modelos trans que revela new faces da moda. O programa é a segunda maior audiência do Canal E! e está sendo finalizado.

    “Ser pioneiro em algo é sempre um orgulho, porém também vem junto com um lamento, pois só agora pessoas trans estão começando a trabalhar nas funções de criação. Muitas produções com personagens trans surgiram nos últimos anos, porém raras foram escritas ou dirigidas por nós, e isso é muito grave”, comenta o diretor e roteirista.

    Nunca na história do Brasil uma pessoa trans dirigiu um longa de ficção. “Estou buscando financiamento para meu longa de ficção, que estou escrevendo em parceria com Lui Castanho. Espero que essa ida para Berlim possa ser frutífera nesse sentido também”, revela Cássio.

    Dia Nacional de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas 

    Enquanto acontece a Berlinale na Alemanha, no Brasil, dia 20 de fevereiro se celebra o Dia Nacional de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas a fim de jogar luz sobre a urgência das pautas e urgências dessa importante parcela da população trans. A data marca a realização da primeira edição do ENAHT: Encontro Nacional de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas. O evento, sediado na USP, em São Paulo, foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) https://ibratnacional.com/.

    © 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
    Site parceiro UOL
    Publicidade