Polemizou

Deputada dos EUA detona termo "cisgênero" durante sessão no Congresso: "Significa nada"

Deputada republicana entra em embate sobre termos de gênero
09/02/2026 09:20
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Harriet Hageman(foto: Divulgação)

Harriet Hageman

A deputada do Wyoming, dos Estados Unidos, Harriet Hageman, causou polêmica ao afirmar que o termo “cisgênero” seria uma “palavra inventada” e se recusando a ser identificada dessa forma.

Durante uma sessão do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes americanos, a parlamentar disparou: “Cisgênero é uma palavra inventada. Não significa nada”.

"Não me chamem de cisgênero. Eu sou uma mulher", declarou a deputada republicana. Segundo ela, um suposto esforço da esquerda para “reescrever a língua inglesa”, numa tentativa de moldar o debate público e, em suas palavras, “destruir a ordem civil”.

Criado nos anos 1990 e hoje amplamente utilizado em pesquisas acadêmicas, o termo “cisgênero” serve para nomear pessoas cuja identidade de gênero corresponde ao sexo atribuído no nascimento. A proposta do conceito não é “rotular por rotular”, mas permitir que se fale sobre gênero sem tratar pessoas trans como exceção ou desvio da norma.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram