Entenda o caso

Desembargador denuncia mensagens homofóbicas em grupo de advogados em SC

João Marcos Buch expõe ataques homofóbicos recebidos em grupo de WhatsApp
03/12/2025 08:59
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
João Marcos Buch(foto: Reprodução/Instagram)

João Marcos Buch

O desembargador João Marcos Buch usou as redes sociais e expôs o recebimento de mensagens de cunho homofóbico enviadas em um grupo de WhatsApp composto por advogados em Santa Catarina.

As mensagens que o magistrado classificou como "discursos de ódio, recheados de preconceito e de crimes de homofobia", chegaram ao seu conhecimento após terem circulado nas plataformas.

Na ocasião, as postagens se referiam exclusivamente à sexualidade de João Macos Buch, em que afirmava que "aconteceu um problema aqui, peguei um gay, um desembargador gay".

Outra parte do texto dizia: "caiu nas mãos de um desembargador chamado João Marcos Buch, gay, casado com outro homem". As mensagens também continham críticas à atuação profissional dele, descrito como "polêmico" e acusado de ser alguém "que soltava preso direto, que gosta de ir no presídio (…) fazer média com preso e soltar preso".

Em reação, o desembargador reconheceu que a sua atuação no Judiciário pode desagradar partes perdedoras, o que considera natural em um Estado Democrático de Direito, mas afirmou que não aceita o uso de discursos de ódio no lugar dos meios processuais cabíveis. "Às vezes, pode se tornar exaustivo lutar todos os dias pelo direito de existir. Por isso, em um país que viola permanentemente os direitos da população LGBTI+, que desrespeita pessoas que, em muitos casos, não possuem condições de se defender, aqueles que ocupam espaços de poder, mais do que nunca, conforme a lei e conforme a Constituição, devem reagir", declarou.

João Marcos Buch (Foto: Reprodução/Instagram)

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram