DIGO! Festival de Cinema LGBT+ de Goiás abre inscrições

Festival de Cinema LGBT+ DIGO (Divulgação)
Festival de Cinema LGBT+ DIGO (Divulgação)

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) está com as inscrições abertas, para sua 5ª edição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15 de abril.

Serão aceitos curtas metragens e longas metragens realizados a partir de 2018 com a temática LGBTI+. Esse ano o festival vai ocorrer do dia 18 ao dia 24 de junho no Cinema Lumière do Banana Shopping. O projeto conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.  

O DIGO é um festival que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito aos Direitos Humanos voltado, especialmente, para a inclusão de gênero.

Mais de mil filmes de todo o mundo são esperados pela organização do festival esse ano. Eles passarão por análise do júri técnico e no mês de junho, o público irá conhecer  os selecionados para as Mostras Competitivas. 

Os filmes selecionados irão concorrer em categorias como: “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Curta Internacional”, “Melhor Longa Nacional”, “Melhor Curta Nacional”, “Melhor Curta Goiano”, “Melhor Curta Escolhido pelo Público”, “Melhor roteiro”,  “Melhor Atuação” e “Melhor Diretor”.

Tem ainda o Troféu Christian Petermann (para o filme destaque) e a Menção Especial (podendo ou não ser determinada pelo júri). Além do troféu DIGO, os vencedores do “Melhor Curta Nacional” e do “Centro-oeste” ganharão bolsas de estudo de produção audiovisual na Academia Internacional de Cinema.

As inscrições pelo site do festival são gratuitas. É importante que o produtor leia o regulamento antes, para saber dentre outras informações que o tema central do filme precisa abordar o universo LGBTI+.

Os curtas precisam ter o tempo de até 25 minutos, incluindo os créditos. A realização do filme precisa ser a partir de 2018 e não pode ter sido disponibilizado na internet. Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Segundo o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, durante essas últimas quatro edições do festival, o maior aprendizado foi identificar o quanto ele promoveu a conscientização não só do público LGBTI+ e sim de uma camada muito mais ampla da sociedade.

“DIGO é um símbolo de luta contra a repressão e o preconceito. Ele mostra que é possível ocuparmos o nosso espaço no cinema, como cidadãos e produtores que somos. Muitas vezes, as pessoas esquecem de que temos o direito de ocuparmos os espaços da sociedade e também de discutirmos assuntos pertinentes a diversidade”, complementa. 

A conscientização do público sobre a temática LGBTI+ é realizada por meio das mostras de filmes, mas também pelas mesas de debates, com entrada franca. Cristiano Sousa enfatiza: “DIGO é um projeto vivo, que muda a vida das pessoas. Tanto dos organizadores, quanto de quem participa”.

SERVIÇO: 5º DIGO 
Inscrições: até o dia 15 de abril;
Onde fazer: digofestival.com.br;
Mais informações: [email protected];
Inscrições são gratuitas

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários