Papa Francisco e primeiro-ministro da Irlanda Leo Varadkar (Foto: Papa Francisco e primeiro-ministro da Irlanda Leo Varadkar)
Em sua passagem por Dublin, na Irlanda, neste fim de semana, o Papa Francisco foi recebido por manifestantes pró-LGBT. Milhares de pessoas saudaram o líder da igreja Católica com guarda-chuvas nas cores do arco-íris. Representantes convidados para o Estado de boas-vindas ao pontíficie no Castelo de Dublin com o primeiro-ministro Leo Varadkar.
No encontro, Varadkar - que é abertamente gay - fez um discurso no qual mencionou o casais LGBT e condenou o escândalo de abuso da Igreja Católica. “Nós votamos em nosso parlamento e por referendo para modernizar nossas leis - entendendo que os casamentos nem sempre funcionam, que as mulheres devem tomar suas próprias decisões, e que as famílias vêm em muitas formas, incluindo aquelas chefiadas por um avô, pai solteira ou mesmo - pais ou pais que são divorciados”, afirmou o político.
"Com base em nossa história entrelaçada e aprendendo com nossos erros compartilhados, pode ser um em que a religião não está mais no centro de nossa sociedade, mas na qual ela ainda tem um lugar importante."
Ao tomar a palavra, o papa lamentou o escândalo envolvendo abuso infantil dentro da igreja. “Não posso deixar de reconhecer o grave escândalo causado na Irlanda pelo abuso de jovens por membros da igreja encarregados de sua proteção e educação - eles ainda estão em meu coração", declarou.
“O fracasso das autoridades eclesiásticas - bispos, superiores religiosos, sacerdotes e outros - em lidar adequadamente com esses crimes repelentes causou justamente indignação e continua sendo uma fonte de dor e vergonha para a comunidade católica. Eu mesmo compartilho esses sentimentos", completou.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.