DE BERINJELA À PÊSSEGO

Emojis ganham novos significados no Grindr; confira

Os usuários do aplicativo de pegação recorrem a figuras para condensar preferências sexuais e outros interesses, imagens já está presente em quase todos os perfis

Emoticons ganham novos significados no Grindr - Divulgação
Emoticons ganham novos significados no Grindr - Divulgação

Os emojis surgiram para facilitar a comunicação, dando mais expressividade a ela – e para deixar as coisas mais divertidas, claro. Que o digam os usuários do Grindr, aplicativo de pegação voltado para a comunidade LGBTQIAPN+, que resolveram desenvolver seu próprio dialeto através das figuras, os ícones digitais usados para conversar.

Para otimizar tempo e já deixar claras as intenções e preferências de cada um, os usuários lançam mão dos emojis em suas bios. Mas, as imagens assumiram novos significados, criando uma subcultura própria de símbolos que condensam preferências sexuais e até mesmo interesses em drogas.

Até mesmo emojis que já tem uma conotação sexual, como os foguinhos, podem ocultar outras intenções. As chamas, em vez de indicar tesão à flor da pele, elas sinalizam a disposição para o chamado “chemsex”, prática que envolve substâncias estimulantes para intensificar o prazer anal.

A linguagem dos emojis no Grindr é uma forma de comunicação rica em significados, dando aos usuários a capacidade de expressar uma gama diversificada de desejos, preferências e estilos de vida de maneira concisa e, às vezes, enigmática.

Tem dúvidas e quer começar a usar? Confira, abaixo, alguns dos mais usados e os seus significados:

Pêssego: quem usa a fruta representante do “bumbum” quer deixar explícito que é passivo na cama.

Berinjela: por outro lado, quem usa o legume de formato mais alongado querem deixar claro que, são ativos. Contudo, não há consenso, uma vez que alguns usuários entendem como sinônimo de “bem dotado”.

Porco ou parte dele, caso do focinho: a parte do nariz do animal significa que a pessoa é adepta do sexo “pig” – tipo de relação sexual que não é adepta à higiene, curte relações mais sujas.

Urso – para quem curte ou é urso.

Vaca – quem usa a figurinha do bovino é para quem tem grande ejaculação.

Macaco – quem utiliza o emoji do primata é um homem muito musculoso, geralmente barbudo e peludo.

Gotas de água: as gotinhas significam que a pessoa gosta de gozar dentro, o famoso no pelo.

Casa: o emoji de residência significa “com local”, o que quer dizer que o usuário em questão tem um local livre para prática sexual.

Mamadeira: talvez o mais fácil, significa que a pessoa gosta de sexo oral.

Balão: quem utiliza o emoji do balão vermelho é aquela que quer deixar claro que curte um sexo grupal, uma orgia.

Cadeado – usuário com relacionamento aberto.

Detetive ou ninja: simboliza que a pessoa prefere um encontro no “sigilo”, “discreto”.

Arco-íris: são os usuários afeminados.

Correntes: as pessoas que curtem BDSM (Bondage, Disciplina, Sadismo, Masoquismo) costumam usar o emoji para falar desse fetiche.

Punho: o emoji de mãos fechadas, simboliza que a pessoa curte o fetiche de fisting, ato de enfiar o pulso (e até mesmo o antebraço) no ânus do parceiro.

Cifrão: tanto o símbolo do dinheiro quanto outras variações, como um saco de dinheiro ou um diamante, servem para distinguir os garotos de programa, os famosos GP.

Fantasma: o emoji simboliza o termo ghosting, ato de sumir depois do date, do ato sexual. Ou seja, essas pessoas não curtem reencontros.

Escorpião: talvez um dos mais polêmicos, o animal peçonheto é utilizado por pessoas que se consideram “carimbos”, ou seja, pessoas soropositivas que buscam “marcar” as pessoas com o vírus do HIV, causador da Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS) no sangue.

Para o uso de drogas, o uso do emoji pode ser tanto um convite para o uso dessas substâncias, quanto pode ser um aviso que a pessoa utilizou/está utilizando e sob o efeito delas.

O foguete identifica usuários de drogas injetáveis; a folha de plátano é utilizada por usuários de maconha; o anel de diamante quer dizer metanfetamina; o raio é utilizado para evidenciar usuários de cocaína; a bala são os consumidores de bala, ecstasy e MDMA, já a gota identifica usuários de Gi (ácido gama hidroxibutírico), droga analgésica; a chave identifica quem utiliza a droga analgésica chamada key (chave em tradução livre), famosa em baladas. Já a bicicleta é quem costuma vender drogas e fazer a entrega em domicílio.

Vale destacar, que os códigos para ativo e passivo são as setas para cima e para baixo, respectivamente. Já os versárteis, utilizam as duas setas, ou a seta para os dois lados.