Saiba mais

Estudante é presa após agredir colega não-binário em universidade de Brasília

Aluno não-binário denuncia agressão e universitária é indiciada por injúria homofóbica na UnB
17/11/2025 09:40
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Estudante é presa após agredir colega não-binário em universidade de Brasília(foto: Reprodução/Instagram)

Estudante é presa após agredir colega não-binário em universidade de Brasília

Uma estudante do curso de Agronomia, de 23 anos, foi detida na Universidade de Brasília (UnB), na última terça-feira (11), após um aluno que se identifica como pessoa não-binária entrou no banheiro feminino do Instituto Central de Ciências (ICC) para fazer uso do espelho. No local, estava a suspeita, que reagiu com agressividade.

De acordo com os relatos, a universitária teria afirmado que o colega “não poderia estar ali por ser biologicamente homem”, o que deu início a uma discussão acalorada. A troca de ofensas acabou se estendendo até o pátio do prédio e foi presenciada por outros alunos. Durante o desentendimento, a jovem chamou o colega de “viadinho” e “jack” - gíria utilizada para se referir a alguém como “estuprador”.

Diante das agressões verbais, o estudante acionou a segurança do campus, e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi chamada. Ambos foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) para prestar depoimento. Na delegacia, a vítima relatou que costuma utilizar tanto o banheiro masculino quanto o feminino e afirmou ter se sentido alvo de injúria homofóbica.

A luna confirmou ter impedido o colega de usar o banheiro e reconheceu o uso dos insultos, além de debochar durante o interrogatório ao ouvir o nome da vítima. Com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o caso foi enquadrado como injúria racial na forma de injúria homofóbica, resultando no indiciamento sem direito a fiança em sede policial.

Em nota, a Universidade de Brasília informou que acompanha o caso junto aos órgãos competentes e reafirmou seu compromisso com os direitos humanos, a diversidade e o respeito à convivência dentro da instituição. A instituição declarou, ainda, que está oferecendo apoio e acompanhamento a ambas as partes, garantindo o direito à ampla defesa e à integridade de todos os envolvidos.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram