Entenda

Estudo revela por que o pênis humano é maior que o de outros primatas

Cientistas investigam por que humanos têm pênis mais longos que chimpanzés
31/01/2026 16:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Estudo revela por que o pênis humano é maior que o de outros primatas(foto: iStock)

Estudo revela por que o pênis humano é maior que o de outros primatas

O tamanho do pênis humano foi alvo de um novo estudo científico, e trouxe constatações mais precisas acerca do fato do órgão ser mais longo e expresso do que de espécies como chimpanzés e gorilas.

Segundo um novo estudo publicado na revista PLOS Biology, a explicação estaria em dois fatores: a atração de parceiras e a intimidação de rivais. Os autores partem de um aspecto pouco discutido. Durante grande parte da história evolutiva da espécie, os humanos caminharam eretos e isso tornava o pênis uma característica corporal altamente visível tanto para possíveis parceiras quanto para outros homens.

A pesquisa retoma um experimento realizado há 13 anos pelos mesmos autores, no qual mulheres avaliaram figuras masculinas tridimensionais, anatomicamente corretas, projetadas em tamanho real. O novo estudo amplia a análise anterior de que mulheres tendiam a preferir homens mais altos, com ombros mais largos e pênis maior, e passaram a investigar também como homens percebem essas mesmas características em potenciais rivais.

No novo estudo, figuras com pênis maior, maior altura e tronco mais largo como rivais mais perigosos tanto fisicamente quanto sexualmente. Figuras com pênis menor, menor altura e tronco menos largo eram julgadas mais rapidamente, indicando que essas características podem ser avaliadas de forma quase imediata e subconsciente.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram