Um estudo recente feito pela Universidade Kings College, no Reino Unido, mostrou que 30% dos homens se sentem insatisfeitos com o próprio órgão sexual. A grande queixa entre eles é em relação ao tamanho – tanto os menores, quanto os maiores que a média.
A pesquisa foi desenvolvida com depoimentos de 200 homens de diferentes idades, em entrevistas que perguntavam sobre o nível de satisfação deles com o próprio pênis. Alguns sentem vergonha ou ficam incomodados pelo tamanho pequeno, enquanto outros relataram desconforto pelo tamanho maior que a média.
Leia Mais:
Casal gay recria foto juntos 24 anos depois
No geral, o que causa grande parte da insatisfação é a perspectiva que eles tem sobre o órgão de outros homens. O estudo mostrou que os que estão incomodados com si mesmos costumam ter uma visão superestimada dos outros, como se eles possuíssem um pênis “ideal”. Isso acontece dentro dos padrões idealizados pelos próprios homens, sem nenhuma base em qualquer prova real.
Segundo o cirurgião plástico Dr. David Alessi, isso pode ser até mesmo um problema psicológico. “Síndrome Dismórfica” é o nome dado para um transtorno no qual o paciente vê um suposto “defeito” em seu corpo de forma desproporcional, chegando a ter problemas no cotidiano e na auto estima por isso. Nesses casos, a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra pode ser benéfica.