Bolsonaro e Damares Alves
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), lembrada até hoje pela declaração de que "meninos vestem azul e meninas vestem rosa", surpreendeu ao ter declarado ser a favor de cotas sociais para pessoas trans por ter uma “identificação muito grande” com as travestis.
“É muito fácil você conseguir um emprego para um gay, para uma lésbica, para um trisal. Mas a travesti, pelo jeito exuberante dela, você não encontra travesti num banco trabalhando. Você não encontra travesti em lojas. Elas são diferentes, elas são extremamente alegres, trabalhadoras. Elas saem de casa praticamente na adolescência. O que sobra? Salão de beleza ou vai ser profissional do sexo”, disparou a ex-ministra da Mulher da Família e dos Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro, em entrevista a um podcast.
Damares, por sua vez, acrescentou que o incentivo pelas cotas sociais para pessoas trans também poderia ser uma pauta da direita brasileira. “No governo Bolsonaro, sabe o que a gente fez? Nós fomos qualificá-las. Mas não fui qualificá-las para ser cabeleireira. Qual é o potencial dessa cidade? É indústria? Vamos nos qualificar para a indústria”, explicou a parlamentar.
O posicionamento de Damares, todavia, vai na contramão do que defendem vereadores, deputados e senadores bolsonaristas. Apesar das declarações da ex-ministra, governo Bolsonaro ficou marcado pela desidratação de políticas para a população LGBTQIA+, incluindo com o próprio ex-chefe do Executivo, que já realizou declarações preconceituosas contra a comunidade.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.