Ser uma marca gayfriendly é a nova tendência! O chamado pink money, termo usado para se referir ao poder de consumo da comunidade LGBTQ+, tem chamado cada vez mais a atenção das marcas que identificaram neste nicho uma imensa oportunidade mercadológica.
Foi pensando nesta proposta que surgiu a Expo Pride, a primeira feira de exposição do Brasil direcionada à comunidade LGBTQ+, que será realizada nos dias 07 e 08 de setembro no São Paulo Expo. O evento promete reunir milhares de pessoas interessadas em conhecer as empresas, produtos e serviços gay-friendly atuantes no país.
Há anos pesquisas têm mostrado que a comunidade LGBTQ+ tem potencial para um grande consumo, dados mostram que os LGBTs chegam a gastar cerca de US$133 bilhões (R$ 418,9 bilhões de reais) no Brasil, o que representa mais de 10% do PIB nacional.
De acordo com o Censo, a renda familiar do casal homossexual chega a ser superior a de um casal heterossexual – girando em torno de R$ 5,2 mil, enquanto a dos héteros é de apenas R$ 2,8 mil.
Mesmo os números não sendo valorizados pelo presidente Jair Bolsonaro, o público LGBTQ+ também representa 10% dos viajantes no mundo, movimentando 15% de todo o faturamento do setor, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Conforme a renomada agência publicitária Ogilvy, foi descoberto que quase a metade dos consumidores em potencial está mais disposta a gastar em marcas que são inclusivas em relação ao público LGBTQ+.
Segundo os organizadores da feira, a Expo Pride “vai além de explorar somente o pink money. A feira visa também ajudar o empresariado brasileiro a elevar suas ações a favor dos direitos LGBTQ+. O poder do pink money não pode mais ser desprezado pelo mercado, mas o que as empresas têm feito da porta para dentro, de fato, para se tornarem mais diversas e inclusivas”.
A Expo Pride acontece nos dias 7 e 8 de setembro, das 10h até as 22h, na São Paulo Expo. Para os interessados, a entrada do evento custa a partir de R$ 15 reais, estudantes e menores de idade pagam meia entrada.