O Facebook está censurando usuários que utilizarem a palavra dyke em suas postagens. O termo cuja pronúncia é “dáiqui” se trata uma gíria que significa lésbica, sapatão ou mulher homossexual. Entre os comentários que foram proibidos na rede social estão frases como “trans dykes são pessoas boas e puras” e também declarações como “Eu amo dykes“.
Com a censura, a empresa vem recebendo inúmeras críticas de mulheres homossexuais e bissexuais que reclamam que a palavra de certa forma as representa. Algumas delas inclusive foram banidas da rede social por vários dias e em pleno mês do orgulho LGBT.
Confira algumas das postagens que levaram o Facebook a banir as usuárias:
“Deveria ser proibido para nós lésbicas termos que policiar as palavras que usamos para nos referir a nós mesmas”. afirmou o site Listening Two Lesbians.
O site Gay Star News, fonte desta notícia, já chegou a entrar em contato com a gerência do Facebook para questionar a razão de usuários homossexuais e bissexuais serem censurados na rede social. Ao site, a empresa havia admitido anteriormente que os algoritmos que organizam o conteúdo da rede social não funcionam de maneira perfeita.
O Facebook deleta ataques a aqueles que se enquadrariam numa espécie de “categoria de proteção” da rede social e que leva em consideração fatores como orientação sexual, gênero, raça, religião, etnia ou alguma doença que o usuário possa ter.