No Rio de Janeiro, a Universidade Veiga de Almeida, anunciou por meio das mídias digitais, que disponibilizará sessões presenciais e virtuais de fonoaudiologia, aos transgêneros que queiram aprimorar a voz. Na ocasião, eles deixaram o número de contato aos interessados.
Segundo informações do Gay Blog, há diversos professores que ajudam com exercícios que melhoram a força muscular da laringe, atingindo diversos sons, como hiperagudos, e até mesmo o abaixamento do tom, no caso dos homens trans.
“A instituição presta um importante papel social ao, literalmente, ajudar a dar voz para essas pessoas que encontram enormes barreiras para inserção e ascensão no mercado de trabalho justamente, por não terem a voz conectada com a imagem do gênero com que se reconhece”, afirmaram em comunicado.
Para João Lopes, professor e idealizador do projeto, o processo de adaptação e novas técnicas vocais são coisas fundamentais no processo. “Durante esses cinco anos de atividade, ouvimos recorrentes queixas de pessoas que são confundidas o tempo todo com o gênero com o qual não se identificam e não conseguem promoção na empresa, por exemplo. O processo de confirmação vocal é uma etapa importante para elas vencerem o estranhamento do interlocutor e, efetivamente, ganharem voz no local de trabalho”, relatou.
Contato: WhatsApp (21) 99583-5274.