Famosos LGBTs se mostraram contra a vitória na corrida presidencial de Jair Bolsonaro, após o anúncio do resultado das urnas, neste domingo (28), quando aconteceu o segundo turno das eleições. O candidato do PSL venceu Fernando Haddad com 55% contra 44% dos votos válidos.
A drag queen Pabllo Vittar publicou uma foto na qual mostra um arco-íris, símbolo da comunidade LGBT, onde escreveu na legenda: “eu resisto”. O post recebeu apoio dos seguidores da performer assim como da drag queen de RuPaul’s Drag Race, Shangela.
Daniela Mercury, que foi uma das principais artistas que apoiou o candidato do PT também se pronunciou de maneira sutil ao publicar uma imagem de um desenho de uma rosa sendo segurada por duas pessoas acompanhada pela frase. “Ninguém solta a mão de ninguém”.
A cantora Pepita também se pronunciou publicou a imagem de uma tatuagem com o símbolo de ”resistência” referenciado com uma mão fechada em punho e pintada também com as cores do arco-íris. “Não é só um rabisco na minha pele , Vou levar pra sempre na minha alma, a minha fé , minha resistência , minha luta pelo respeito, minha igualdade,e minha FELICIDADE da forma que eu SOU , do jeito que eu SOU.
Nem que seja a última coisa que eu faça nesse mundo , mas a nossa bandeira VAI SER RESPEITADA. #auniaofazaforca#resistencia Boa noite família , uma semana de muito amor e respeito pra todos nós”, declarou ela.
Uma mistura da bandeira do Brasil com a da comunidade LGBT, com a frase “Proteja os seus amigos” no lugar de “Ordem e Progresso”, foi a forma como Lia Clark reagiu a eleição de Bolsonaro nas redes sociais. “Estamos juntos hoje e sempre, a luta continua”, indagou.
“Nossas mãos estão unidas! Não vamos soltar”, declarou a cantora transgênero Liniker em uma foto do registro de um céu entre nuvens.
“Resistiremos!”, exclamou Aretuza Lovi.
Gloria Groove pediu união dos aliados: “hoje se eu pudesse abraçaria cada um de vocês. momentos como este nos lembram a importância de estarmos cada vez mais juntos. mantenho minha cabeça erguida, pois sei que não estou sozinha. não nos matarão por dentro. somos resistência banhados em celebração. o AMOR resiste”
Preta Gil publicou um texto sobre o clima no país e defendeu uma luta pacífica: “Um dia triste pra nossa história, mas muitas coisas eu não perdi, minha dignidade, minha força e meu caráter!!! Sigamos em frente lutando juntos sempre !!!!”, exclamou ela. “De mãos dadas sigamos sendo uma resistência pacífica e ativa!!Contra a ignorância e a violência !!”, continuou em outra postagem.