Inusitado

Gay, voluntário de igreja da Inglaterra denuncia perseguição após recusar convite amoroso de pastora

Igreja afastou líder após denúncia de assédio contra ele
25/12/2025 12:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Jay Hulme(foto: Reprodução)

Jay Hulme

Jay Hulme, voluntário da Igreja de São Nicolau em Leicester, no Reino Unido, enfrentou uma situação extremamente problemática e complicada após ter recusado um convite de encontro amoroso com Vanessa Pinto, uma mulher autorizada a liderar cultos na diocese de Leicester da Igreja da Inglaterra, e que foi alvo de perseguição por ela.

Em entrevista à BBC, o rapaz contou que a situação aconteceu por volta de 2021. "Havia algo estranho com ela", relembra ele. "Mas achei que fosse por estar em uma igreja nova, com outras pessoas, e estávamos saindo da pandemia. Não havia motivo para alerta", detalhou.

Após o término de uma missa feita na catedral de Leicester, a mulher se aproximou e pediu para falar com Hulme em particular, quando o convidou para sair. "Fiquei muito surpreso, pois não a conhecia", contou. "Respondi 'sou gay, mas obrigado pelo convite' e ela perguntou se era porque ela era negra", relembrou.

Jay ficou espantado com a pergunta, e ressaltou que não poderia sair com ela por ser gay, além de não estar no lugar certo para um relacionamento. "Saí dali pensando: 'foi muito estranho'. Mas pensei 'já acabou'", disse ele. Desde então, o mesmo foi alvo de perseguição e assédio da mulher, tendo denunciado ela a mais alta autoridade eclesiástica de Leicester.

Depois de ser rejeitada, Vanessa enviou diversas mensagens "furiosas e acusatórias" para Jay, dizendo que ele estava falando mal dela. Para tentar resolver a situação, o rapaz concordou quando ela exigiu que eles se encontrassem, mas a situação foi desconfortante, com falsas acusações e exigência de desculpas sem motivo específico.

A Igreja da Inglaterra tomou conhecimento de toda problemática, e Jay foi informado, em 2022, que uma investigação da diocese de Leicester considerou Vanessa responsável pelo assédio a Jay, cuja saída da igreja foi anunciada no final do ano.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram