A gravidez dentro de um útero transplantado já é uma realidade. Inclusive, no Brasil, há cerca de um ano, foi possível a realização de um parto a partir do órgão vindo de uma mulher falecida. Agora, a ciência pode realizar o sonho de muitas mulheres transgêneros que desejam ter filhos de maneira natural.
O médico Christopher Inglefield afirmou sobre a possibilidade de um transplante de útero em condições parecidas. Para ele, é possível acontecer com uma mulher cis, não deve ter riscos para uma mulher trans.
“Uma vez que a comunidade médica aceita isso como um tratamento para mulheres com infertilidade uterina, como a ausência congênita de um útero, seria ilegal negá-lo a uma trans que completou sua transição.”, defendeu o fundador da Transgender Clinic em entrevista ao Hypeness.
Inglefield diz que a maior dificuldade é em conseguir uma doadora. Já que para este tipo de procedimento é necessário preservar os vasos sanguíneos.
LEIA MAIS:
Com quatro votos a favor, julgamento da criminalização da LGBTfobia tem desfecho adiado
Projeto de Lei visa proibir direitos LGBTs no Kansas
Durante a gravidez, suplementos hormonais seriam implantados nas pacientes para criar uma produção similar ao que acontece durante a gestação.
Haveria ainda a possibilidade de fazer parto normal, segundo o médico, a pelve estreita das mulheres trans não seria o problema. Entretanto, a recomendação seria uma cesariana para trazer a criança ao mundo de maneira mais segura e confortável.