Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Homem gay faz história na Irlanda do Norte como primeiro a doar sangue

Publicado em 15/06/2020

Um jovem de 28 anos se tornou o primeiro homem gay a doar sangue na Irlanda do Norte desde que suas restrições discriminatórias foram relaxadas. As restrições controversas exigiam que homens que fazem sexo com homens permanecessem celibatários por 12 meses antes de poderem dar sangue.

Este período de adiamento foi agora reduzido para três meses, alinhando o país com o resto do Reino Unido. Embora os militantes LGBT+ tenham apontado há muito tempo que qualquer período de adiamento para homens gays e bissexuais fosse desnecessário e discriminatório, as novas regras provavelmente liberarão milhares de possíveis doadores de sangue na Irlanda do Norte.

Stevie Maginn, do oeste de Belfast, disse ao Irish News que esperou mais de uma década para cumprir sua ambição de ajudar outras pessoas com uma doação. “É algo que eu penso em fazer há anos e já estou inscrito para doar fluido espinhal para doação de células-tronco e doação de órgãos e outras coisas”.

Maginn está em um relacionamento monogâmico a longo prazo, mas conseguiu doar porque não havia sido sexualmente ativo durante o bloqueio do coronavírus. Ele está satisfeito por poder doar sangue em um momento de escassez nacional, mas enfatizou a necessidade de mais mudanças legislativas para permitir que ele doe sem ter que passar por uma pandemia mortal.

Homens gays e bissexuais ainda enfrentam restrições ultrapassadas à doação de sangue. “É preciso avançar para um sistema baseado na atividade sexual dos doadores. Não é apenas uma questão de igualdade – eu poderia estar doando sangue há anos para ajudar o serviço de saúde – mas é o risco de heterossexuais que não estão envolvidos em sexo seguro e talvez tenham múltiplos parceiros sexuais”, disse ele.

“Eles são capazes de doar sangue, mas eu não posso, apesar de estar em um relacionamento monogâmico a longo prazo. Precisamos mudar para um sistema como a Itália, onde o sistema se baseia completamente no comportamento sexual e que é considerado arriscado”.

A proibição original da vida e as restrições subsequentes foram baseadas em diretrizes desatualizadas da epidemia de HIV. O HIV em homens gays e bissexuais agora é mínimo, e é provável que adiamentos de doações de sangue seguros e viáveis. Esses métodos já foram adotados na Espanha, Itália e Portugal.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade