A cidade de Veneza, na Itália, é conhecida por seus diversos canais que podem ser atravessados em gôndolas, sendo esse um dos maiores atrativos turísticos do local. Neste mês, o mundo dos gondoleiros italianos ganhou um novo capítulo em sua história, ao contratarem o primeiro homem trans para o trabalho.
Alex Hai, de 50 anos, esteve em uma longa batalha judicial para conseguir chegar onde está. A profissão de gondoleiro é considerada tradicional e levada muito a sério na Itália, sendo praticada por homens em praticamente todas as situações. Também são necessárias licenças e exames para a condução das gôndolas, além de algumas tradições serem seguidas por muitos.
Leia Mais:
Atriz Carol Marra fala sobre cirurgia de redesignação sexual:”Ser mulher é algo maior”
Pessoas trans podem incluir nome social no CPF gratuitamente
No caso de Alex, apesar de ter começado a estudar para essa profissão em 1996, ele passou por uma grande onda de preconceito e ceticismo entre membros de associações de remo, por ser lido como mulher inicialmente. A Prefeitura da Veneza chegou a envolvê-lo em uma ação que pretendia impedi-lo de trabalhar. Ele conseguiu vencer essa batalha em 2007, mas a Prefeitura ainda assim recorreu ao Conselho de Estado.
Foi só em 2015 que ele finalmente conseguiu a autorização oficial para trabalhar. “Apenas quero fazer o trabalho pelo qual sou apaixonado”, declarou Alex na ocasião. Agora, ele conseguiu retificar seus documentos para o nome e gênero corretos, e conseguiu um trabalho como gondoleiro como sempre quis.