O jogador de futebol Jakub Jankto, de 27 anos, meio-campo do time Sparta Praga, se assumiu gay na segunda-feira (13). O atleta veio por meio de suas redes sociais fazer o anúncio e teve o apoio total do clube e de torcedores. Jakub já passou pela Udinese, Getafe e Sampdoria. Mesmo sendo algo tão simples para alguns, para o mundo do futebol esse tabu ainda é de uma enorme escala.
“Olá, eu sou Jakub Jankto. Como todos, tenho minhas forças, minhas fraquezas. Tenho minha família e meus amigos. Tenho meu trabalho, que há anos faço o melhor que posso com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todos, só quero viver minha vida em liberdade, sem medos, sem violência, mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder “, desabafou o atleta.
Depois que Jankto fez seu anúncio o atual time do meio-campo deu total apoio e respeito ao rapaz. Alguns grandes nomes do futebol também foram solidários com o jogador.
“Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o resto é sobre sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa”, escreveu o Sparta Praga em suas redes sociais.
As grandes seleções de Barcelona, Juventus, Real Madrid e PSV também se manifestaram em apoio ao atleta do Sparta Praga. Muitas empresas e marcas que se envolvem com o futebol também mandaram mensagem de carinho e coragem ao Jakub.