Dois iguais não reproduzem? É indo contra a esse pensamento que o pesquisador japonês Shinya Yamanaka descobriu a possibilidade de um casal homossexual ter filhos a partir da informação genética de ambos. As informações são do jornal El País.
Conforme uma publicação do cientista Shinya Yamanaka, o processo, que já teve resultado positivo em camundongos, pode ser realizado após células normais serem reprogramadas. A partir disso, iria se criar um espermatozoide e um óvulo que, uma vez fecundado, seria implantado no útero de uma mulher saudável.
Segundo Yamannaka, a técnica, que vem sendo estudada há algum tempo, também funcionaria para casais heterossexuais que não podem produzir de forma natural seus próprios óvulos e espermatozoides.
Conforme o El País, em 2016 um grupo de pesquisadores liderados por Katsuhiko Hayashi, da Universidade de Kyushu, no Japão, conseguiu produzir óvulos de camundongos totalmente funcionais a partir de células-tronco pluripotentes. Embora o processo tenha tido uma taxa de sucesso pequena, algumas dessas gestações chegaram a produzir descendentes férteis que mais tarde tiveram seus próprios filhotes.
De acordo com o diretor médico do Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) em Madri, Juan Antonio García Velasco, do ponto de vista da prática de fertilização in vitro, é considerável que esta abordagem seja algo distante, no entanto, há de se reconhecer que “muitas coisas que pareciam ficção científica hoje não chamam a atenção”.