O jogador da Austrália, Josh Cavallo revelou que temia ir para a Copa do Mundo no Catar, por ter se assumido publicamente gay. No país sede do Mundial deste ano, a homossexualidade é proibida e pode levar a com pena máxima de apedrejamento. Cavallo acabou não sendo selecionado para a equipe.
Josh é o único jogador assumido homossexualmente para a liga de futebol masculino no mundo, que acabou sendo noemado pela revista europeia Attitude Magazine como “homem do ano”.
Cavallo afirmou ao falar sobre a Copa do Mundo do Catar que não gostaria de jogar em solo catari. “Li algo como eles impõem a pena de morte para homossexuais no Qatar, então, estou com medo e realmente não gostaria de ir ao Qatar por causa disso”, disse o jogador.
Em 1990, Justin Fashanu, ex-jogador de futebol inglês que passou por grandes clubes como West Ham e Manchester United também se assumiu gay publicamente, porém, após suas declarações sua carreira foi por água a baixo e então se aposentou. O inglês se suicidou oito anos após sua aposentadoria , que hoje é inspiração de Josh, acreditando que há uma chance de mudar o preconceito que as pessoas ainda tem sobre o assunto.
“É tão bom ser gay. É tão bom ser jogador de futebol e estar confortável em sua própria pele. Por que não abraçamos isso? E eu sabia que tinha chance de mudar isso”, disse Josh.