Fred Itioka
Fred Itioka lançou o livro Cartas Fora do Armário, que reúne abordagem de relações complicadas entre filhos gays e pais heterossexuais. A divulgação do trabalho acontecerá em Salvador, na Bahia, nesta próxima sexta-feira (26).
A obra do jornalista e roteirista do programa Altas Horas, conta com 21 cartas escritas por homens de diversos países e diferentes culturas. Os textos são direcionados aos pais dos autores, mas com palavras que nunca foram ditas a eles. Além do Brasil, participaram pessoas da Argentina, Estados Unidos, Porto Rico, França, Afeganistão, Irã, Taiwan, Indonésia, Índia, Rússia e Japão.
O livro possui apresentação do professor e pesquisador Fábio Mariano da Silva e texto de orelha assinado por Serginho Groisman, apresentador do programa das noites de sábado da Globo.
Em entrevista ao portal g1, o jornalista contou que o livro nasceu de uma inquietação ao perceber um afastamento emocional entre ele e o pai, em meio à pandemia de Covid-19. "Fui lembrando de todas as histórias, da nossa trajetória, de como tudo tinha sido, e o risco que a gente corria com a pandemia, de sermos vítimas e não termos a oportunidade de nos conhecermos. Isso me fez lembrar de histórias de amigos, das minhas próprias histórias", contou Fred. "Eu só fui começar a entender um pouco o meu pai quando eu me tornei adulto e percebi que talvez ele tivesse muita dificuldade de afetividade. Minha relação com ele começou a mudar aos poucos por conta disso", explicou.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.