(foto: iStock)Justiça condena vereadora de Minas Gerais após discurso de ódio contra comunidade LGBT
Uma vereadora foi condenada pela Justiça por ter feito uso das redes sociais para propagar discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIAPN+. A parlamentar foi condenada pela pela Vara Única da Comarca de Ibiá a pagar indenização, por dano moral coletivo.
Segundo denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a vereadora postou discurso discriminatório e de ódio contra travestis, transgêneros, feministas e a comunidade LGBTQIAPN+ no contexto da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024.
A sentença, assinada pelo juiz Gabriel Miranda Acchar, também acrescentou que a conduta configura ato ilícito e discurso de ódio, o que não é amparado pela liberdade de expressão. Deste modo, ficou definido o dano moral coletivo, fixado em R$ 24 mil.
Em sua defesa, a vereadora invocou a imunidade parlamentar. O magistrado, todavia, rejeitou a alegação de imunidade parlamentar por entender que essa prerrogativa não é absoluta e não pode ser utilizada para perpetuar práticas ilícitas ou violações de direitos humanos. Ele acrescentou que o teor da postagem extrapolou os limites da atividade parlamentar e "não guardou relação com o debate de políticas públicas ou proposições legislativas".

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

