Em recente entrevista para a coluna de Fefito, o ator Lima Duarte, de 90 anos, revelou que deu o primeiro beijo gay da televisão brasileira. “Fui eu quem deu o primeiro beijo! E exijo que reconheçam isso”, contou.
O veterano revelou a façanha logo após ser questionado se recordava do primeiro beijo em que deu na dramaturgia. “Rapaz, não lembro. [Mas] uma coisa que eu vou te contar em primeira mão: hoje tem muito dessa conversa de homem beijando homem, de quando é que vai sair o beijo gay, o beijo homo. Sabe quem deu o primeiro beijo em um homem na televisão? Eu!”, iniciou.
Lima ainda fez questão de narrar a cena em que o beijo teria acontecido. “Fui eu quem deu o primeiro beijo! E te digo como, em que circunstância. Foi na peça ‘Panorama Com Vista Para a Ponte’, do Arthur Miller. Se passava tudo no cais do porto de Nova Iorque. Quem dirigiu foi a Wanda Kosmo. Mas era eu que fazia o ítalo-americano portuário, estivador que tinha uma filha de criação, que era Rita Cléos, uma atriz loirinha, bonitinha. A minha mulher era a Wanda Kosmo, que dirigia. Nós criamos aquela menina grande, e um dia ela aparece: ‘Ah, ela tem um noivo, namorado’. Eu quis saber quem é o sujeito! Aí ela traz eu e Cláudio Marzo… ‘É isso aí? Você está namorando isso aí é um veado! Você não vê que ele é veado? Quer ver como ele é veado?’ Pegava ele e dava um beijo violento. É uma grande cena! Um beijo na boca. Fica evidente que ele era apaixonado pela filha adotiva”, narrou.
Questionado sobre a repercussão na época, Lima conta que não houve reações negativas por conta de um beijo. “Não, nem foi um escândalo, porque a cena era muito bem colocada! Era psicologicamente correto. Então, peguei e dei aquele beijo na boca. O Claudio era muito meu amiguinho”.