A diferença salarial entre os gêneros, infelizmente, ainda é uma realidade no Brasil. O último estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE* sobre o tema aponta que mulheres ganham, em média, 20% a menos que homens que desempenham a mesma função. Neste cenário, as mulheres precisariam de um dia com quase 29 horas para alcançar um salário igualitário.
Para manter o tema na pauta e aproveitando o Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março, domingo, a Maré, marca de relógios sustentáveis, assina a ação batizada de O Tempo Delas.
A marca desenvolveu um relógio contemplando essas 29 horas, que foi enviado para CEOs de grandes empresas propondo o debate do assunto e, até mesmo, mudança de políticas salariais dentro das suas organizações.
O mesmo relógio também está sendo enviado a artistas e influenciadoras para promover ainda mais uma reflexão sobre o tema que reflete, ainda, um grande atraso em toda a sociedade.
“Passou da hora das grandes corporações se comprometerem com bandeiras que visam igualdade. A ideia é que esse presente seja o motivo que faltava para falar sobre o tema dentro das empresas” afirma Pedro Portugal, diretor de criação da 3AW Brasil, agência parceria da Maré.
Todos os relógios utilizados na ação foram produzidos de maneira artesanal a partir do prensamento de restos de jeans e retalhos de couro que sobram em confecções. Veja todo os processo de fabricação: