(foto: iStock)Mato Grosso do Sul lança indicadores e evidências sobre políticas públicas LGBT+
O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul lançou, na manhã desta última quarta-feira (26), um painel com dados sobre a população LGBTQIAPN+ do estado.
Samuel Leite de Oliveira, coordenador do observatório, destacou que a construção do painel levou seis meses, e que o principal desafio no processo foi a organização de dados oficiais que estavam fragmentados em diferentes fontes.
“Hoje nós temos esse desafio, que é a escassez de informação, além de dados distribuídos em diferentes lugares, o que dificulta o trabalho de reunir tudo. Mas esse é o objetivo do Observatório: buscar, organizar e disponibilizar essas informações para a população do nosso Estado, para que o gestor público possa conhecer para quem ele trabalha e quais ações podem ser fomentadas para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, explicou.
Para manter o painel atualizado, pesquisadores têm entrado em contato com os 79 municípios de Mato Grosso do Sul em busca de informações sobre as políticas públicas voltadas a esse grupo. “Eu não consigo propor uma solução se não conheço os desafios que estão postos. A ideia do Observatório é levar dados, indicadores e evidências para quem está buscando soluções para problemas reais, ao mesmo tempo em que essas informações permitem reconhecer esses desafios”, reforçou Samuel.

