O médico gay espanhol Francisco José Alvarado, de 30 anos, atua no Centro de Saúde Lavapiés, em Madri e no mês de março contraiu o coronavírus durante o ápice da pandemia em seu país, tendo uma recuperação completa.
Agora, Alvarado acaba de receber o título de Mr. Gay World Pride, decidido no último dia 13 de maio, sem celebração, por conta da pandemia. Segundo o Redación Médica, Francisco já tinha conquistado o segundo lugar em 2019.
No dia 10 de março, o médico detectou os primeiros sintomas do Covid-19: “Percebi enquanto trabalhava no hospital. Começou com tosse seca, mas a princípio nem prestei muita atenção”, mas já no dia seguinte, ele começou a sentir dores e fadiga.
“Saindo de um turno de 24 horas é normal que você tenha a sensação de ter sido espancado. Era difícil dizer se esse cansaço habitual era do trabalho ou dos sintomas.” Foi aí que ele decidiu fazer o teste de coronavírus, testando positivo.
Depois de quase 20 dias em quarentena, Alvarado não teve mais nenhum sintoma e acabou testando negativo para o vírus, podendo uma semana depois disso voltar ao trabalho. Já cuidando de seus pacientes, Alvarado recebeu uma ligação do Mr. Gay World Pride contando que ele estava levando o título.
Em seu discurso, ele diz: “Precisamos continuar lutando contra isso, há 30 anos a Organização Mundial da Saúde parou de chamar a homossexualidade de doença mental. Hoje, em 2020, continuam falando sobre cura gay!”, desabafou.
Enquanto isso, o Mister Gay World Pride planeja realizar suas competições oficiais de 2020 e 2021 simultaneamente só no próximo ano. Até lá, a gente olha as fotos e entendo por que ele levou o título.