A medida foi assinada na última quarta-feira (30) pelo Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (Foto: Reprodução)
Agora travestis e transexuais também podem viajar em vagões exclusivos para mulheres no metrô do Rio de Janeiro. A nova lei foi assinada pelo governador Luiz Fernando Pezão, na última quarta-feira (30).
O decreto regulamenta a legislação estadual que assegura a reserva de trens para uso exclusivo de pessoas do gênero feminino nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) em dias úteis. “Determina-se que o carro exclusivo para mulheres será usado apenas por mulheres e/ou pessoas que exercem a identidade de gênero feminino”, diz um trecho do texto.
A lei abre exceções para homens utilizarem os vagões em algumas situações, como: meninos menores de 12 anos acompanhados por suas mães; homens acompanhantes de mulheres portadoras de deficiência; agentes de segurança e policiais desde que estejam devidamente uniformizados.
Ainda conforme o decreto, as empresas SuperVia e MetrôRio, responsáveis pelas linhas e metrô do Rio de Janeiro, devem veicular campanhas publicitárias que ajudem a educar os passageiros do transporte. As concessionárias terão o prazo de até seis meses para implementar os procedimentos.
Caso não obedeçam a nova regra, as empresas serão autuadas com multas cumulativas que variam de R$ 185,27 a R$ 1.156,34. Estes valores serão revertidas para as delegacias especializadas de Atendimento à Mulher e ao fundo da PM.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.