A modelo Giovana Louíse, de 21 anos, vencedora do concurso Miss Trans Belo Horizonte revelou um pouco sobre a sua emoção ao conquistar o título e também falou sobre os planos de seu reinado. O resultado que coroou Giovana como a nova Miss Trans BH foi anunciado na noite do último sábado (23), através de uma transmissão online.
Em entrevista ao G1, Giovana conta sobre as dificuldades até o anúncio de sua coroação. “Foram três dias sem dormir direito, sofro com muita ansiedade. E esse fato de saber que estava na reta final, foi tenso. Eu sempre fui uma pessoa muito alta e muito magra e ficava com medo de andar de salto alto. Treinei por duas semanas, uma loucura. Da sala para a cozinha, da cozinha para o quarto. Foi o meu maior desafio”, revelou.
Realizado no mês da visibilidade trans, o concurso proporcionou a Giovana se engajar na luta pelo respeito e pela dignidade das pessoas LGBTIQ+. “Quero ajudar na questão do nome social. Muitas das trans e travestis sonham em ser identificadas. Quando me identifiquei, meu nome foi uma conquista muito grande. É horrível ir ao posto médico, toda feminina, e ser chamada pelo nome de registro. É a pior sensação do mundo, você se sente humilhada”, destacou.
Por fim, Giovana falou sobre a empregabilidade de pessoas trans, e que pretende criar mecanismos para ajudar pessoas que se identificam com a comunidade. “Eu acredito muito no trabalho do Centro de Referência da Prefeitura, que pode atender pessoas LGBTIQ+, não apenas trans. Nosso T é mais pesado, eu acredito que todas as pessoas da comunidade sofrem muito”, analisou.