Despedida

Morre Rubens Raffo Pinto, ativista no combate ao HIV no Brasil, no RS

O policial civil aposentado faleceu nesta última quarta-feira (3)
04/09/2025 10:29
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Rubens Raffo Pinto(foto: Reprodução/Instagram)

Rubens Raffo Pinto

Morreu, nesta última quarta-feira (3), o ativista Rubens Raffo Pinto, considerado um dos maiores nomes do movimento da luta contra o HIV/aids no Brasil, em Viamão, município do Rio Grande do Sul.

O policial civil aposentado atuava como coordenador do Fórum de ONG/Aids do Rio Grande do Sul (FOARS) e na construção de redes de apoio e defesa de direitos das pessoas que vivem com HIV.

Diagnosticado com HIV há mais de 30 anos, em um período marcado pela escassez de medicamentos e pelo peso do estigma, Rubens buscou alternativas para ajudar o próximo, tendo sido um dos fundadores da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids (RNP+) e à frente de diversas organizações, incluindo o GAPA/RS.

No FOARS, Raffo foi reconhecido como um ativista aguerrido, companheiro de sonhos e de lutas coletivas, e costumava cobrar governos e gestores de saúde em prol de melhorias no combate ao HIV no Brasil.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram