Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Violência

Morre turista gay vítima de assalto em Recife

Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, estava internado ha seis dias no hospital

Publicado em 15/12/2022

Morreu na quarta-feira (14), o alemão Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, o turista estava internado ha seis dias no hospital por causa de um assalto violento em Recife. Werner passou anos na luta pelos seus direitos na justiça para se casar com o marido, Wolfgang Duysen, de 79 anos. O casal ia completar sua boda de ouro.

Segundo o portal correio, foi oficializado em 1° de outubro de 2017 o seu casamento. Na época a impressa internacional descreveu que eles foram os primeiros alemães gays a se unirem após a aprovação da lei, em Hamburgo, na Alemanha, que havia autorizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo com direito a adoção de filhos.

Em 2009 entraram em luta com o Tribunal de Justiça Federal para que o casamento gay fosse reconhecido no país. “Esperamos por este momento há muitos anos”, disseram, antes do casamento, Werner e Wolfgang Duysen. “Finalmente somos iguais.”

Quando completaram 25 anos de relacionamento em 26 de novembro de 1997, eles chegaram a ir ao altar e casaram de vestidos de noiva no Havaí. Porém em 2001 ele se casaram na união civil que não tinha valor legal na época.

O crime ocorreu próximo a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto. O casal que estavam em um cruzeiro em Recife haviam descido para passear na cidade. Foi no momento em que eles pararam para fazer fotos que aconteceu o assalto perto da basílica.

A polícia local obteve informações de ambulantes que trabalhavam no local, de que o casal foi abordado por dois assaltantes, e como os meliantes falaram em português, os estrangeram acabaram não entendendo nada e então foram feridos. A dupla levou os celulares e os óculos das vítimas e conseguiram fugir.

Werner Duysen, que morreu, estava internado no Hospital Santa Joana, no Recife. Já o marido, de 79 anos, teve ferimentos leves e já havia recebido alta. Estava apenas acompanhando o companheiro na unidade de saúde particular.

Apesar de inicialmente testemunhas terem relatado que o turista alemão foi esfaqueado, a delegada deu uma nova versão.

O corpo será submetido à perícia tanatoscópica no IML (Instituto de Medicina Legal) e o laudo terá essa conclusão definitiva. Porém, as investigações até agora mostram que ele veio a óbito em decorrência da queda e não por utilização de arma branca (faca). Temos as imagens do fato, mas preferimos não divulgar agora porque as investigações continuam“, afirmou Polyanne Farias à TV Jornal. 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade