(foto: Reprodução/Instagram)Leona Catalina
Leona Catalina conquistou o direito de realizar a cirurgia de prótese de silicone nos seios pelo plano de saúde Hapvida. O procedimento, realizado no dia 31 de outubro, marcou o início de uma nova fase em sua vida.
A vitória da mulher trans foi fruto de um grande movimento, que surgiu por meio do perfil jurídico Bicha da Justiça. Através disto, ela observou a possibilidade de realizar cirurgias do processo transexualizador pelo convênio, e, inspirada por relatos de São Paulo, decidiu buscar o mesmo direito em Pernambuco.
“Fiz todos os exames e passei por várias consultas, e mesmo assim eles negaram. Só depois da ação judicial é que liberaram. Foi uma luta, mas valeu cada segundo”, contou ela, em entrevista ao portal g1. A cirurgia foi realizada na unidade Ariano Suassuna, no bairro do Derby. “No hospital fui acolhida com respeito e educação. Fiquei emocionada com o tratamento que recebi”, acrescentou.
Agora em fase de recuperação, Leona celebrou o resultado e o sentimento de se ver plenamente no espelho. “Tem roupas que eu comprava, mas não usava porque não tinha seio. Agora quero estrear tudo, mas estou respeitando o tempo da recuperação”, disse. “O espelho agora é meu melhor amigo. Estou reconhecendo quem sou de verdade e cada vez mais perto da mulher que eu sei que sou”, vibrou.


Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

