(foto: Reprodução/Instagram)Nikolas Ferreira e Andreone Medrado
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado pela Justiça a pagar em indenização por danos morais à psicóloga e ativista trans Andreone Medrado.
Segundo informaões do colunista Rogerio Gentile, do portal UOL, a decisão, proferida pela juíza Denise Pinheiro, se refere a uma publicação feita em outubro de 2024, na qual o apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) exibiu uma foto de Andreone e fez comentários considerados racistas e transfóbicos.
Na ação, Andreone alegou que Nikolas Ferreira utilizou sua imagem para propagar discurso de ódio e incitar a transfobia entre seus milhares de seguidores. A psicóloga destacou que as falas do parlamentar foram “transfóbicas e racistas”, e que ele se valeu de sensacionalismo para deslegitimar a militância LGBTQIAPN+.
Além da indenização no valor de R$ 30 mil, a Justiça determinou que o político remova ou edite o vídeo de suas redes sociais. Na sentença, a magistrada ressaltou que o debate sobre o uso de banheiros por pessoas trans pode ser legítimo no campo político, mas não deve ultrapassar os limites do respeito e da dignidade humana.
“Ao chamar a autora de ‘o negão’ e concitar pais a avaliarem a conveniência do compartilhamento de banheiros entre suas filhas e a requerente, o réu se distanciou da crítica política, enveredando para a ofensa pessoal, de cunho racista e transfóbico”, afirmou Denise Pinheiro.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

