Obama cita avanço na causa LGBT como maior orgulho de seu governo

Barack Obama em sua última coletiva de imprensa antes do fim de seu mandato
Barack Obama em sua última coletiva de imprensa antes do fim de seu mandato (Foto: Divulgação)

O presidente dos EUA, Barack Obama, citou em sua última coletiva de imprensa antes do fim de seu mandato, nesta quarta-feira (18) o avanço dos direitos dos homossexuais e minorias sexuais como a coisa de que mais tinha orgulho durante seu mandato.

Durante o governo de Obama, o Pentágono acabou com a obrigação de não se declarar homossexual nas Forças Armadas e posteriormente, após uma longa batalha judicial, a Suprema Corte legalizou em 2015 o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.

“Não podia estar mais orgulhoso da transformação que ocorreu na nossa sociedade apenas nessa última década. Creio que fizemos algumas contribuições para isso, mas os principais heróis foram mesmo (…) todos os ativistas e filhos e filhas e casais que disseram ‘esse é quem eu sou e tenho orgulho disso'”, afirmou Obama.

Segundo Obama, foi essa coragem que permitiu que o casamento homossexual se tornasse uma realidade em nível nacional, apesar da oposição de alguns Estados ou políticos conservadores.

“O que fez esta Administração foi ajudar a sociedade a se movimentar na direção correta, de uma maneira que não criasse respostas negativas, com respeito”, resumiu o líder.
Obama disse estar confiante que, apesar de ainda restarem avanços a serem resolvidos, como no caso dos direitos dos transexuais, a mudança agora é “irreversível”, especialmente pela maneira de pensar das gerações mais jovens, que não veem como algo problemático que pessoas do mesmo sexo se casem ou se exponham.

“Não creio que isso será reversível porque a sociedade americana mudou, as atitudes dos jovens, em particular, mudaram. O que não significa que não haverá importante batalhas pela frente.”

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários