Pastor Eurico e Jair Bolsonaro
O deputado federal Pastor Eurico (PL-PE) foi alvo de uma ação de processo na Justiça movida pela ONG Minha Criança Trans, após declarações feitas por ele durante uma sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
O caso, que aconteceu em junho de 2024, ganhou repercussão porque envolve o debate sobre a presença de crianças e adolescentes trans na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.
Na ocasião, a comissão discutia uma moção de repúdio emitida pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul contra a ONG. Durante sua fala, Pastor Eurico levou ao plenário um homem chamado Helder Oliveira, que relatou ter desistido da transexualidade após sua conversão religiosa.
Ao defender esse testemunho, o deputado e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a ideia de que pessoas nascem e permanecem LGBT ao longo da vida seria, segundo suas palavras, "mentira do cão e tratativa do inferno", além de que "menino nasce menino, menina nasce menina, homem nasce homem, mulher nasce mulher", e negou a existência de crianças trans.
Para a ONG Minha Criança Trans, as declarações do deputado configuram discurso transfóbico e homofóbico, uma vez que negam a identidade de pessoas trans e associam a diversidade sexual a uma "cura gay".
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.