Retrógrado

Padre é denunciado por transfobia após declarações em missa no Ceará

Ministério Público analisa denúncia contra sacerdote por discurso preconceituoso
06/02/2026 12:47
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Padre é denunciado por transfobia após declarações em missa no Ceará(foto: Reprodução)

Padre é denunciado por transfobia após declarações em missa no Ceará

Um padre foi denunciado por transfobia após declarações feitas durante uma missa no último domingo (1), em Quixadá, no interior do Ceará.

A representação foi apresentada pela Associação Cearense de Diversidade e Inclusão (ACEDI) ao Ministério Público, que destacou trechos da homilia em que o padre Francisco Wilson afirma que “agora, homem e mulher é pela ideia que você cria de você mesmo” e que “não interessa o seu corpo”, além de dizer que “Jesus não manda isso”.

Para a entidade, as falas atingem diretamente a dignidade de pessoas trans e ultrapassam os limites da liberdade religiosa. Na denúncia, a ACEDI também aponta que o padre reforçou um discurso contra o que chamou de “ideologia de gênero”, afirmando que isso estaria sendo “ensinado em escolas a crianças”, além de criticar lideranças religiosas que se posicionam publicamente a favor dos direitos da população LGBTQIA+.

A entidade argumenta ainda acrescenta que “as manifestações descritas, em tese, ultrapassam os limites da liberdade religiosa e de expressão, podendo configurar discurso discriminatório e de ódio, especialmente contra pessoas transgênero, grupo historicamente vulnerabilizado e alvo recorrente de violência simbólica e física”.

Em outro trecho da denúncia, a ACEDI ressalta que “ainda que inseridas em contexto religioso, falas que negam identidades, reforçam estigmas e deslegitimam direitos podem contribuir para a naturalização da violência, do preconceito e da exclusão social”, além de quando partem de uma posição de autoridade.

Em resposta ao caso, o advogado da Diocese de Quixadá, Romero Lemos, afirmou que, como a instituição recebeu “apenas um trecho isolado da homilia do Pe. Francisco Wilson”, o sacerdote será chamado para prestar esclarecimentos sobre “a íntegra da pregação e o contexto em que aquele trecho foi pronunciado”. A Polícia Civil, por sua vez, informou que investiga as circunstâncias de um possível crime por conduta transfóbica, e o Ministério Público do Ceará aguarda a conclusão do inquérito para se manifestar oficialmente.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram