Uma grande operação Polícia Civil realizada em 23 estados brasileiros prendeu cerca de 968 suspeitos de cometer homicídio ou feminicídio nesta terça-feira (28).
Denominada Cronos, a segunda fase da operação realizou 912 detenções – incluindo 31 apreensões de menores – por suspeita de homicídio, e 56 por feminicídio. O estado com maior número de detenções foi o Rio de Janeiro, com 150.
Entre um das prisões ocorridas no Rio de Janeiro, foi a de Manuel Avelino de Sousa Junior, conhecido como “Peida Voa”, ele é um dos suspeitos de participar da morte da estudante Matheusa. Em 2018 o caso de desaparecimento da estudante chocou e movimentou toda a comunidade LGBT brasileira.
Em depoimento a polícia, Manuel Avelino, que também é conhecido como “Cão Açougueiro”, disse que, após matar a jovem, recebeu a ordem do gerente do tráfico para sumir com o corpo.
A primeira fase da Cronos aconteceu em agosto de 2018, quando a polícia deteve 2.968 pessoas acusadas de homicídio, feminicídio e violência doméstica, entre outros crimes.