Prefeito de BH anuncia que vai participar da Parada Gay em julho

Kalil durante reunião nessa na sede prefeitura de BH, com representante da população LGBT
Kalil durante reunião nessa na sede prefeitura de BH, com representante da população LGBT (Foto: Pablo Pacheco/Ascom PBH)

Kalil fez o anúncio durante reunião em que ele comunicou a criação da Coordenadoria de Direitos da População LGBT

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), pretende participar da 20ª Parada Gay de Belo Horizonte, que normalmente acontece todos os anos no segundo domingo de julho. A informação foi confirmada nesta sexta-feira por um dos participantes do encontro que Kalil manteve na noite dessa quinta-feira (16), na sede da prefeitura, com representantes da população LGBT.

Kalil convocou a reunião para anunciar a criação da Coordenadoria de Direitos da População LGBT – decreto com a diretrizes da iniciativa foi publicado nesta sexta no Diário Oficial do Município (DOM). Segundo Carlos Magno, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transgêneros (ABGLT), Carlos Magno, a reunião com Kalil durou quase uma hora e contou com a presença de outros representates de entidades representativas da população LGBT. Ele listou a Articulação Nacional de Travestis e Transgêneros, o Centro de Luta pela Livre Orientação de Minas Gerais e o Instituto Pauline Reistun.

Reivindicação antiga

Carlos Magno contou ainda que o prefeito foi “super simpático” com os representantes da população LGBT presente à reunião dessa quinta-feira. “O prefeito atendeu a uma reivindicação antiga nossa. Milito há 15 anos e desde 2008 aguardamos a implantação da coordenadoria, e no final da reunião ele ainda disse que vai à Parada Gay deste ano”, disse. Segundo Carlos Magno, durante a reunião não foi comentada a estrutura da coordenadoria nem o orçamento. “Essa é uma decisão do Kalil, se ele nos chamar de novo para conversar, podemos opinar”, afirmou.

Coordenadoria

A Coordenadoria de Direitos da População LGBT será vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Direitos da Cidadania. Entre as atribuições da coordenadoria está a elaboração e coordenação das políticas públicas destinadas à população LGBT. Além da implantação de políticas de atenção às vítimas de violência e discriminação por orientação sexual.

Caberá ainda a nova coordenadoria, a coleta de dados e desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à população LGBT. Esses dados, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, serão usados para orientação de políticas públicas para essa parcela da população. Durante encontro com entidades que representam a população LGBT, Kalil se comprometeu com o fortalecimento do Centro de Referência LGBT.

 

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários