Trujillo é a quarta cidade com mais habitantes do Peru e ela vem vivenciando polêmicas culturais e erotismo. Tudo por conta de Arturo Fernández Bazán, o mandatário do município, ter colocado uma estátua em formato de pênis dentro da prefeitura.
O político por sua vez saiu em sua defesa e disse que a escultura é um fator cultural que reproduz a época da civilização mochica, que vivenciou nos tempos da colonização espanhola.
Mochica é conhecida como o povo pelo índice alto na produção de cerâmica. O sexo tinha uma forma livre de ser tratada também nessa cultura.
Esse feito do mandatário acumulou diversas críticas religiosas, oposicionistas e imprensa, e é um dos motivos que pode desencadear uma cassação ao prefeito, que assumiu o cargo em janeiro. Arturo tem alguns processos judiciais em sua conta.
Essa não é a primeira polêmica do prefeito envolvendo pênis em sua carreira. Em 2022, ele também expôs uma estátua de mais de um metro de pênis quando era gestor do distrito Moche.
Uma boa parte dos habitantes desaprovou essa ideia e alvejou a peça a tiros. Mesmo com isso ele não se rendeu, deu ordens para criar outra estátua ainda maior e disse: cada vez que destruírem a estátua, ele faria uma nova com um “membro” ainda mais longo.