(foto: Reprodução/X)Gaël Perdriau
Gaël Perdriau, prefeito de Saint-Étienne, na França, foi condenado a cerca de quatro anos de prisão por arquitetar um esquema de chantagem sexual. A decisão, definida pelo tribunal de Lyon, também determinou cerca de cinco anos de inelegibilidade imediata, interrompendo a carreira do político.
Segundo a sentença, o líder político utilizou um vídeo íntimo para controlar seu então vice-prefeito, Gilles Artigues. O caso em questão ganhou dimensão internacional em 2015, quando o vice foi filmado em um encontro com um suposto garoto de programa em um hotel.
De acordo com a investigação, o material serviu como arma de pressão constante dentro da prefeitura, mantendo o vice submisso às demandas do prefeito. Hoje com 60 anos, Artigues descreveu ter vivido um verdadeiro “pesadelo”, marcado por medo, humilhação e a sensação de estar encurralado.
A procuradora Audrey Quey destacou que o prefeito “estava com o dedo no botão nuclear”, evidenciando a proporção da situação sobre o colega. O esquema também envolvia o chefe de gabinete e um adjunto, que admitiram participação na armadilha e igualmente receberam penas de prisão.
Em depoimentos, o ex-vice-prefeito relatou que se sentia “paralisado” em reuniões e que agiu como um “fantoche” dentro da administração municipal, chegando a enfrentar pensamentos suicidas devido à pressão psicológica. Após o veredito, Perdriau reafirmou sua inocência e anunciou que vai recorrer.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

