Prefeitura de São Paulo sanciona lei que pune homofobia na cidade

04/02/2020 13:10
COMPARTILHE
Bandeira LGBTQ+Foto/Reprodução.

Bandeira LGBTQIAP+ (Foto/Reprodução)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou uma lei que pune todo tipo de homofobia contra a população LGBTQI+ por parte de pessoas físicas e jurídicas da cidade.

Se o cidadão descumprir a lei, o mesmo sofrerá advertência e multa, cujo valor ainda não foi divulgado. Em caso de estabelecimentos comercias, poderá haver a suspensão de funcionamento por 30 dias ou até mesmo a cassação do alvará.

A lei 17.301 é de coautoria da deputada federal Sâmia Bomfim do PSOL e do vereador Reis do Partido dos Trabalhadores, e a mesma proíbe "qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero" na capital. O texto foi sancionado no último dia 24 de janeiro e a prefeitura tem agora o prazo de 3 meses para regulamentá-lo.

Conteúdo recomendado:

Lil Nas X debocha de pastor após ser alvo de comentário homofóbico

Entre outros comportamentos, o município de São Paulo passa a considerar discriminação contra a população LGBTQI+ os seguintes atos:

  1. praticar qualquer tipo de ação violenta, constrangedora e intimidatória;
  2. proibir a permanência em qualquer ambiente, público ou privado, aberto ao público;
  3. praticar atendimento diferenciado;
  4. impedir a hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou similares;
  5. impedir a locação e compra, de bens móveis ou imóveis;
  6. demitir direta ou indiretamente em função da orientação sexual do empregado;
  7. restringir o acesso ao transportes públicos, incluindo táxis;
  8. negar o ingresso de aluno em estabelecimento público ou privado;
  9. praticar ou induzir o preconceito pelos meios de comunicação

A punição dependerá da gravidade do fato, reincidência, e a capacidade econômica do estabelecimento infrator, se for pessoa jurídica. Já no caso de pessoas físicas, o entendimento será diferente.

O texto diz ainda que são passíveis de punição as pessoas físicas, "inclusive os detentores de função pública, civil ou militar, e todas as pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de caráter privado ou público, instaladas no município". Qualquer munícipe poderá apresentar denúncia.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram