Nessa terça-feira (28), no exato Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, as parcerias entre a Coordenaria da Diversidade Sexual (CEDS Rio), ao lado da Secretária Municipal de Saúde( SMS) e a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), se juntam em um projeto que reunirá diversos testes em prol de diagnósticos da população LGBTQIA+, na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
A ação oferecerá testes para diagnósticos das hepatites B e C, Sífilis, do HIV e também para a COVID-19. Os funcionários do hotel social também serão testados.
Ana Beatriz Busch, secretária municipal da Saúde, afirmou que o intuito é além de descobrir diagnósticos para tratamentos, é a informação concreta para prevenção de diversas doenças e problemas.
“Essa parceria com a Assistência Social e com a CEDS ampliará o acesso não somente aos testes, mas também o acesso às informações para a prevenção das Hepatites Virais. O Nélio e equipe têm sido importantíssimos para o SUS da nossa cidade nessa pandemia e agora mais uma vez farão toda a diferença”, afirma a secretária municipal de Saúde”, comentou ela.
Já o coordenador da Diversidade Sexual do Rio, Nélio Georgini, acredita que o SUS sempre deve ser defendido por qualquer cidadão. “Prevenção é o caminho para tudo! Acreditar no SUS e estar sempre reforçando as campanhas de prevenção é 0 fazer de todo gestor que acredite no melhor para população”, disse o responsável.
Serviço:
Endereço CPA IV: Rua Tenente Possolo 49
Horário: às 9h