Presidente de Cuba Miguel Díaz Canel (Foto: Reprodução/Twitter)
O novo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, revelou ser a favor da legalização do casamento igualitário entre pessoas do mesmo sexo que está em discussão no Parlamento como proposta pela nova Constituição do país.
A declaração foi feita pelo chefe de estado nesta segunda-feira (17) em entrevista à emissora "Telesur", quando afirmou que o governo quer "eliminar qualquer tipo de discriminação na sociedade".
Principal reivindicação da comunidade LGBT cubana, a união civil homoafetiva é um dos pleitos mais defendidos para a nova Constituição da ilha, que está sendo discutida desde julho, e o texto final deve ser submetido a um referendo em fevereiro de 2019.
A atual Carta Magna do país estabelece como casamento apenas para a "união voluntária de um homem e uma mulher", posição defendida pela Igreja Católica.
Vale lembrar que há anos, a deputada Mariela Castro, filha do ex-presidente Raúl Castro, vem sendo uma das principais aliadas dos direitos da comunidade LGBT no país caribenho. Em 2010, Fidel Castro reconheceu as "injustiças cometidas contra os homossexuais" no passado, que forçaram ao exílio de diversos intelectuais e artistas entre as décadas de 1960 e 1980.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.