O programa de humor Touche Pas à Mon Poste!, da emissora francesa C8, foi multado, na última quarta-feira (26), em 3 milhões de euros devido à comentários homofóbicos feitos há dois meses.
A pegadinha, feita em 18 de maio, envolvia trotes de telefone com pessoas que haviam respondido a um falso anúncio em um site de encontros, inventado pela produção do programa. Grande parte dos que caíram na pegadinha eram homens gays, que não sabiam com quem estavam falando.
Leia Mais:
Canal de TV oferece passagem grátis para gays saírem da Rússia
Então, durante a conversa, o apresentador Cyril Hanouna realizou os comentários discriminatórios. Segundo o CSA, o órgão responsável por regulamentar o setor audiovisual no país, Hanouna recorreu “a numerosos clichês e atitudes estereotipadas sobre os homossexuais”.
Além da multa, a emissora também recebeu uma advertência, na qual alega que o veículo “não cumpriu com o princípio do respeito à vida privada e sua obrigação de lutar contra a discriminação”. A C8 considerou a multa “desproporcional, injusta e discriminatória” e vai recorrer da decisão.