Um vídeo de uma campanha política da Rússia tem sido acusado de homofobia, após ironizar e mostrar, de forma caricata, a vida de um casal gay que decide adotar uma criança no país.
O vídeo faz parte da campanha para a reforma da Constituição da Rússia, que vai ser votada no próximo dia 1º de Julho. A propaganda questiona “Qual o país que você quer para o futuro”.
Lançado no VK, rede social mais popular na Russia, a peça publicitária se passa no ano de 2035, quando um garoto é adotado por um uma nova família. Ao ser recebido pelo pai, o menino descobre que está sendo levado para a casa de um casal gay.
“Esse é a sua nova mãe. Mas não se preocupe, nós seremos uma família de verdade”, diz um dos personagens, apontando para seu esposo, que aparece com maquiagem e pronto para presentear a criança com um vestidinho.
Vale destacar que a votação para a Constituição da Rússia também fala sobre a possibilidade de prolongar a permanência do presidente Vladimir Putin no poder do país, que teria o quarto mandato chegando ao fim em 2024.
Putin é um dos grandes defensores de uma sociedade mais conservadora. Esta nova Constituição do país iria prevê que a instituição casamento seria apenas formada por um homem e uma mulher. Excluindo toda e qualquer formula de família que fuja deste padrão.